domingo, 9 de dezembro de 2012

Escola e Família: Uma aproximação necessária



              Esse tema me chamou a atenção, não só pela experiência positiva que tive como também pelo que tenho observado no meu estágio. Percebi várias crianças sem nenhum apoio familiar em relação à escola. E notei o quanto isso prejudica a criança.
              A escola em que faço estágio realizou no mês de Junho, o dia da família na escola, pouquíssimas famílias compareceram. Como fica, o que sente a criança cuja família não estava presente na escola.
No parágrafo único do capítulo IV do Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990), podemos ler que “é direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais”.
           Os pais deveriam perceber que não só porque está na lei, mas por amor, deveriam acompanhar melhor seus filhos na escola. E com certeza teriam excelentes resultados no rendimento escolar de seu filho.
 Segundo Tiba (2002, p.180) “[...] percebo que as crianças têm dificuldade de estabelecer limites claros entre a família e a escola, principalmente quando os próprios pais delegam à escola a educação dos filhos [...]”.
Não é função só da escola, educar uma criança, se isso acontece partindo dos próprios pais, que tipo de adulto vai ter no futuro?
Esses são alguns questionamentos que irão nortear minha pesquisa.



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