Esse
tema me chamou a atenção, não só pela experiência positiva que tive como também
pelo que tenho observado no meu estágio. Percebi várias crianças sem nenhum apoio
familiar em relação à escola. E notei o quanto isso prejudica a criança.
A
escola em que faço estágio realizou no mês de Junho, o dia da família na
escola, pouquíssimas famílias compareceram. Como fica, o que sente a criança cuja
família não estava presente na escola.
No parágrafo único do capítulo IV do Estatuto da Criança
e do Adolescente (BRASIL, 1990), podemos ler que “é direito dos pais ou
responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da
definição das propostas educacionais”.
Os pais
deveriam perceber que não só porque está na lei, mas por amor, deveriam
acompanhar melhor seus filhos na escola. E com certeza teriam excelentes
resultados no rendimento escolar de seu filho.
Segundo
Tiba (2002, p.180) “[...] percebo que as crianças têm dificuldade de
estabelecer limites claros entre a família e a escola, principalmente quando os
próprios pais delegam à escola a educação dos filhos [...]”.
Não é função só da escola, educar uma criança, se isso
acontece partindo dos próprios pais, que tipo de adulto vai ter no futuro?
Esses são alguns questionamentos que irão nortear minha pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário