terça-feira, 23 de julho de 2013

A FAMÍLIA COMO BASE DA APRENDIZAGEM



A FAMÍLIA COM BASE DA APRENDIZAGEM

A família é parte fundamental no processo ensino-aprendizagem uma vez que o desenvolvimento educacional do ser humano está interligado à sua socialização.
Mas muitas famílias delegam o compromisso de educar á escola, e nesse momento ocorre o conflito, pois a escola se defende com a afirmação de que a educação deve partir da família. De acordo com Szymasnski (2007, p.15): “A educação ocorre no encontro de pessoas que carregam uma cultura e se dá tanto modo informal, na escola, como informal, na família, no trabalho, nas igrejas, sindicatos, movimentos populares e demais organizações sociais.” Então que se aprende na escola, é mais um complemento daquilo que o aluno já traz consigo. A função da escola é favorecer o aprendizado do aluno, os profissionais da educação devem ensinar conteúdos específicos da área do conhecimento, favorecendo a construção dos saberes, pois, sabe-se que os saberes específicos nem sempre estão ao alcance de todas as famílias, sobretudo as mais pobres.  Sobre isso Szymasnski (2007) diz: “A escola, entretanto, tem uma especificidade – a obrigação de ensinar (bem) conteúdos específicos de áreas do saber, escolhidos como sendo fundamentais para a instrução de novas gerações.”
            Ao confrontar as idéias contidas nos artigos estudados com as práticas pedagógicas na Escola Estadual Primeiros Passos, percebe-se que há necessidade de uma maior conscientização das famílias nessa questão, Freire (2009) diz que ensinar exige a convicção de que a mudança é possível, então vamos mudar, buscar novas estratégias de aproximar ainda mais essas famílias. E fazer uma parceria pra valer.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
SZYMANSKI, Heloisa. A relação família/escola: Desafios e Perspectivas. – Brasília Líber Livro, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários á prática educativa, 13 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

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